NArq


NÚCLEO DE ARQUEOLOGIA DO MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ OLAVO MACHADO



O Núcleo de arqueologia do MMJOM foi criado em julho de 2007 com o objetivo de efetivar pesquisas arqueológicas relativas à revitalização do Centro Histórico, onde encontram-se em subsolo vestígios da antiga redução de Santo Ângelo Custódio.

Desenvolve como ação educativa o projeto "Jornadas de Arqueologia Missioneira", onde são oferecidas oficinas a alunos de 4ª série/5º ano do ensino Fundamental, da rede pública municipal e estadual, em espaço do Centro Histórico.

Visão

Ser referência e polo de divulgação sobre as pesquisas arqueológicas relacionadas à redução jesutíco-guaraní de Santo Ângelo Custódio, o último dos Sete Povos das Missões.

Missão

Preservar e divulgar a história e a arqueologia de Santo Ângelo, desde seu passado pré-histórico (remontando até 12.000 anos atrás), passando pelo período reducional (séc. XVIII) e do repovoamento (séc. XIX/XX), contemplando o legado e a referência da história local.

Valores

Qualidade na pesquisa subsidiada pela prefeitura nos processos de licenciamento na área do Centro Histórico de Santo Ângelo; equipes de trabalho contratadas mediante processos de seleção, qualificadas e comprometidas; responsabilidade com a preservação e conservação do Patrimônio;  ompromissos sociais (convênio PAC/PMSA); compromissos educativos (exposições e ações educativas).


Objetivo 

O Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado foi criado com o objetivo principal de gerenciar pesquisas sobre o patrimônio arqueológico existente no subsolo do Centro Histórico de Santo Ângelo, que abriga em seu subsolo remanescentes das ruínas da antiga redução jesutítico-guaraní de Santo Ângelo Custódio (séc. XVIII), em cumprimento à Lei Federal nº 3924/1961, Leis Municipais nº 1658/1993 e nº 2299/1993; e com base nas normas vigentes estipuladas pelo IPHAN por meio da Portaria SPHAN nº 07/1988 e Portaria IPHAN nº 230/2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário